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Tecnologia

Fones de ouvido de realidade aumentada da Apple, Google e outros são ‘apenas uma questão de tempo’

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Crescimento da AR para ultrapassar a realidade virtual até 2021.

É apenas uma questão de tempo até que a Apple, o Google e outros produzam headsets de realidade aumentada para aplicativos construídos em suas plataformas ARKit e ARCore, dizem os principais analistas da IDC.

Esses produtos darão início a um crescimento acentuado no mercado de AR, que atualmente está muito atrás da realidade virtual (VR). Assim que os headsets de AR para consumidores entrarem em cena, a IDC prevê que a tecnologia terá um crescimento maciço nos setores empresarial e industrial, com a participação de mercado da AR se aproximando drasticamente da da VR à medida que avançamos para a próxima década.

As previsões da IDC estão perfeitamente alinhadas com os rumores de que a Apple está trabalhando em seu próprio fone de ouvido AR estilo Google Glass, reforçado pelo endosso público regular de AR feito pelo chefe da Apple, Tim Cook .

Neste momento, a realidade virtual tem uma clara vantagem sobre a realidade aumentada . A VR pode ser acessada com apenas um smartphone de gama média e um fone de ouvido feito de papelão dobrado e duas lentes de plástico – ou, se preferir, você pode gastar milhares de dólares em um PC de última geração e um fone de ouvido HTC Vive ou Oculus Rift.

Mas o crescimento da AR, que acaba de chegar ao iPhone com o ARKit no iOS 11, está prestes a ultrapassar a VR à medida que avançamos em 2021.

De acordo com a IDC , a VR deterá uma participação de 90% no mercado combinado de VR e AR até 2019. Mas até 2020 e 2021, a IDC prevê que a AR experimentará um “crescimento exponencial”, transformando sua participação de 10% em 25% até 2021. Esse crescimento virá inicialmente dos aplicativos de AR no iPhone e em outros aparelhos , mas a verdadeira mudança virá da adoção da AR nos negócios e na indústria.

Isto fará com que a participação do consumidor no mercado de AR diminua de 29,9% de todo o uso de AR hoje para 17,5% em 2021. Mas o mercado geral crescerá e ultrapassará a RV, devido a um aumento maciço no uso industrial de AR. Pense em dispositivos do tipo Google Glass ajudando os trabalhadores da linha de produção, por exemplo.

 

 

À frente do seu tempo? Uma explosão no AR estilo Glass está no horizonteGoogle

Atualmente, existem poucos fones de ouvido AR no mercado. O Google Glass ressurgiu recentemente como um produto focado na indústria, enquanto a Microsoft continua a lançar lentamente seu sistema HoloLens AR . Mas isto, prevê a IDC, mudará significativamente.

“As remessas de fones de ouvido AR hoje são uma fração de onde esperamos que estejam nos próximos cinco anos, tanto em termos de volume quanto de funcionalidade”, diz Jitesh Ubrani, analista de pesquisa sênior da unidade Mobile Device Trackers da IDC. “Prevê-se que esses futuros headsets de AR, construídos principalmente para uso comercial, serão muito mais caros do que os headsets de VR vendidos aos consumidores, aumentando consideravelmente o valor do mercado de AR .”

Ubrani acrescenta: “Os headsets AR também estão no caminho certo para representar mais de US$ 30 bilhões em receitas até 2021, quase o dobro da VR, já que a maioria dos headsets AR terá preços médios de venda muito mais altos”.

Longe do uso industrial, Ubrani observa que é “apenas uma questão de tempo” até que sistemas como o ARKit da Apple e o ARCore do Google cheguem aos fones de ouvido de consumo.

A IDC afirma que espera que a AR tenha um “impacto profundo na forma como as empresas e os consumidores computam”, enquanto os headsets VR “impulsionarão uma mudança de curto prazo na computação”.

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