Conecte-se Conosco
 

Saúde da Mulher

Síndrome de Ménière: Entenda doença que causou perda de audição de Mariana Rios

Publicado

em

A apresentadora revelou ter a Síndrome de Ménière; saiba mais sobre a doença rara

Bruna Rios colaboração para a CNN – São Paulo

Ouvir notícia

Durante uma entrevista ao “Venus Podcast”, a atriz e apresentadora Mariana Rios, explicou como foi diagnosticada com a Síndrome de Ménière, uma doença autoimune.

No caso da artista, a síndrome foi provocada pelo estresse. Mariana alegou que seu corpo entrou em colapso.

“Há alguns anos, eu estava em um processo muito acelerado de trabalho, mais do que o normal. Eu me vi muito estressada, não estava feliz. Estava em ascensão, ganhando dinheiro, e de repente, o meu corpo entrou em colapso”, disse.

Mariana disse que seu choque foi tão alto, que não conseguiu comparecer em um show marcado no dia seguinte. “Eu sentei na cama e paralisei. Fui deitando e não conseguia falar. Entrei em choque mesmo, comecei a ter uma tremedeira”, explicou ao longo do bate-papo.

Sem condições de levantar da cama, quando o médico chegou na casa da artista, ele a alertou: “O seu corpo está pedindo socorro. Você precisa parar”.

Mariana disse que após o diagnóstico, ela passou a prestar atenção nos sinais que o corpo estava dando e começou a mudar seus hábitos.

“Perdi 30% da audição no ouvido esquerdo por conta disso. Há alguns anos, tomo a mesma medicação todos os dias. Eu adquiri essa doença autoimune por conta do estresse. O meu ouvido esquerdo apita 24h por dia e não tem cura. Tenho que me policiar para não ter picos de estresse, senão eu posso perder ainda mais a audição”, explicou.

Além da atriz e cantora, outras celebridades também já desenvolveram essa síndrome. Em 2022, o padre Fábio de Melo confirmou o diagnóstico após sofrer duras críticas devido ao rosto inchado.

Como a Síndrome de Ménière pode afetar as pessoas?

A patologia que afeta os ouvidos e causa sintomas muito incômodos no paciente, como zumbidos e vertigens, pode levar a uma perda definitiva de audição.

“A Doença de Ménière, também denominada hidropisia endolinfática, é caracterizada pelo aumento da pressão do líquido [endolinfa] dentro das membranas da orelha interna. Fatores genéticos e imunológicos contribuem para o aparecimento da doença em indivíduos predispostos. A doença se desenvolve lentamente, até que sintomas como zumbido, flutuação da audição e vertigens começam a aparecer na forma de crises periódicas”, explicou a médica especialista em otorrinolaringologia Heloisa Juliana Zabeu Rossi Costa.

Segundo a médica, se não tratada adequadamente, a doença evolui e o paciente pode ter uma perda de audição progressiva e irreversível. O tratamento é realizado com medicamentos para controlar a doença.

“Fatores que alteram o equilíbrio da orelha interna, tais como infecções, medicamentos, alterações metabólicas, vasculares e hormonais, podem desencadear ou agravar as manifestações clínicas da doença de Ménière. Assim, uma vida saudável, com alimentação e rotina equilibradas, sem muitos agentes estressores e o controle clínico de doenças como diabetes, hipertensão e alterações hormonais, são medidas importantes para prevenir o aparecimento dessa doença incapacitante”, concluiu a médica.

Continue Lendo
Iniciar Conversa
Oi, Sejam bem vindo(a) a nossa TV!
Olááá! Obrigado por assistir a TV CRIAR !!!