Conecte-se Conosco
 

Sem Vergonha

Sexo: pessoas com complexos sobre seus corpos têm uma sexualidade menos gratificante

Publicado

em

De acordo com um estudo canadense, as pessoas que não estão satisfeitas com seus corpos são menos satisfeitas sexualmente. Pesquisadores afirmam que quanto menos satisfeitos homens e mulheres estão com seus corpos, mais ansiedade sexual eles experimentam durante a relação sexual.
Sarah Ugolini

Postado por Sarah Ugolini

Amar o seu corpo é importante para a nossa vida sexual. A forma como nos sentimos em relação ao nosso corpo e à nossa auto-estima tem um impacto real na qualidade da nossa vida sexual . De acordo com um estudo publicado no Archives of Sexual Behavior , a ansiedade sexual é um fator importante para explicar como a satisfação e a boa imagem corporal afetam a qualidade da vida sexual de um casal . De acordo com pesquisadores da Simon Fraser University, as pessoas que estão insatisfeitas com seu peso, forma e aparência são mais propensas a sofrer de ansiedade sexual, o que torna elas e seus parceiros menos propensos a estarem satisfeitos com sua vida sexual. Pessoas com uma imagem corporal negativa são menos satisfeitas sexualmente.

Vida sexual: 123 casais pesquisados

“Sou apaixonada por essa área de pesquisa por dois motivos relacionados”, disse a autora do estudo, Marissa Bowsfield, doutoranda na Simon Fraser University e membro do Laboratório de Pesquisa de Relações Próximas da SFU. Ela primeiro argumenta que “os problemas de imagem corporal são muito comuns e não afetam apenas as mulheres”. Com efeito, a investigadora recorda que “pessoas de todos os sexos experimentam insatisfação corporal , independentemente da sua morfologia corporal real ou do seu IMC”. O autor também insiste que “o sexo é um componente muito importante da maioria dos relacionamentos românticos e pode realmente afetar a satisfação geral do relacionamento e, por sua vez, a satisfação com a vida”. Para chegar a essas conclusões e entender as interações entre a valorização do próprio corpo e a realização sexual, pesquisadores canadenses entrevistaram 123 casais que viviam juntos em coabitação.

O nível de ansiedade sexual ligado ao IMC

Na prática, eles responderam a quatro pesquisas online no período de um ano. De acordo com o estudo, os casais estavam juntos em média há 4,19 anos, e a maioria dos casais (86,2%) relatou ser monogâmico . A primeira conclusão tirada de suas respostas, mulheres e homens que tinham um IMC mais alto tendiam a relatar níveis mais baixos de satisfação corporal. Pessoas com sobrepeso, portanto, tendem a amar menos seus corpos, de acordo com os pesquisadores. As pessoas que se sentiam mais satisfeitas com seus corpos eram menos propensas a concordar com afirmações como “Sinto-me muito ansioso durante o sexo “. Por outro lado, eles eram mais propensos a concordar com afirmações como “Meu parceiro me deixa muito feliz sexualmente” e “Minha vida sexual é gratificante”. Os pesquisadores também descobriram que o nível de ansiedade sexual de uma pessoa está relacionado ao nível de satisfação sexual de seu parceiro . Mas mesmo depois de levar em conta o IMC,

A má imagem corporal afeta a sexualidade

“Essencialmente, quanto menos satisfeitos as mulheres e os homens estão com seus corpos, mais ansiedade sexual eles experimentam durante o sexo (por exemplo, preocupação, distração, inibição) e essa ansiedade sexual prevê pior qualidade sexual para mulheres e homens e seus parceiros ao longo de um ano, ” Marissa Bowsfield disse ao PsyPost. “Em outras palavras, a má imagem corporal pode não apenas ter um efeito negativo na experiência sexual de um indivíduo , mas também na de seu parceiro. Isso provavelmente se deve ao fato de os indivíduos sentirem ansiedade durante o sexo. atividade sexual”.

Fontes

jSexual Anxiety Mediates Dyadic Associations Between Body Satisfaction and Sexual Quality in Mixed-sex Couples, Archives of Sexual Behavior, 16 de agosto de 2021. 

https://link.springer.com/article/10.1007/s10508-021-01999-6 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2874628/ 

A ansiedade sexual é um fator importante para explicar como a satisfação corporal afeta a qualidade sexual dos casais, sugere um estudo, PsyPost, 20 de fevereiro de 2022. 

https://www.psypost.org/2022/02/sexual-anxiety-is-an-important-factor-in-explaining-how-body-satisfaction-affects-couples-sexual-quality-study-suggests-62619


Descubra mais sobre TV Criar Entretenimento

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Continue Lendo

Descubra mais sobre TV Criar Entretenimento

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Iniciar Conversa
Oi, Sejam bem vindo(a) a nossa TV!
Olááá! Obrigado por assistir a TV CRIAR !!!