Conecte-se Conosco
 

Mundo

Retirada de brasileiros da Faixa de Gaza exige autorização tripla

Publicado

em

Itamaraty negocia retirada de brasileiros da Faixa de Gaza, mas precisa do aval de autoridades do Egito, Israel e da Palestina

Matéria de Igor Gadelha / Metropolés
O Itamaraty intensificou, nesta quarta-feira (11/10), a negociação com países do Oriente Médio para conseguir retirar brasileiros que pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza, diante da iminente invasão israelense ao território.

A logística já foi desenhada pelo Ministério das Relações Exteriores e prevê uso de ônibus que levará o grupo do norte da Faixa de Gaza até o ponto de passagem em Rafah, na fronteira com o Egito. De lá, eles seguirão para a capital Cairo.

A operação, porém, necessita do aval triplo de autoridades de Egito, Israel e Palestina. “Operacionalmente tem que estar todo mundo na mesma página, para não haver riscos desnecessários”, ressalta uma graduada fonte do Itamaraty. Segundo um diplomata ouvido pela coluna, a passagem de Rafah tem ficado fechada a maior parte do tempo em razão dos bombardeiros. Por isso, a saída dos brasileiros tem que ser feita com o “conhecimento e concordância” de todos. Como parte dessa negociação, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, conversou por telefone nesta quarta com o chanceler egípcio. Até agora, cerca de 30 brasileiros pediram ajuda para deixar a Faixa de Gaza, sendo sete famílias e 16 menores de idade.


Descubra mais sobre TV Criar Entretenimento

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Continue Lendo

Descubra mais sobre TV Criar Entretenimento

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Iniciar Conversa
Oi, Sejam bem vindo(a) a nossa TV!
Olááá! Obrigado por assistir a TV CRIAR !!!