Conecte-se Conosco
 

Estudante

Professores temporários são mais da metade dos contratados na rede pública do DF

Publicado

em

Sindicato da categoria afirma que impacto é sentido na qualidade do ensino. Recomposição do cenário passaria por mais de 10 mil novas contratações

Matéria de Denise Britto / Correio Brasileinse Cerca de 65% dos professores da rede pública do Distrito Federal são temporários, segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Atualmente, o DF conta com 14.472 temporários, em um total de 22.385 profissionais em atividade. Para recompor o cenário, de acordo com o Sindicato dos Professores do DF (SinproDF), seria necessário contratar mais de 10 mil docentes efetivos.

Para a diretora do SinproDF Ana Cláudia Bonina, o excesso de contratos temporários é prejudicial tanto aos professores quanto aos alunos. Nessa modalidade, os docentes exercem sua função entre três meses a um ano. “É possível que, em um mesmo ano letivo, o professor passe por várias escolas”, conta.

Bonina é contratada pela SEDF nessa modalidade e diz que o principal impacto da situação é que os docentes não criam vínculo com os alunos e não conseguem dar sequência ao planejamento das aulas. “Quando a gente fala em educação, não se trata de uma prática automática, você fala em um vínculo em que o professor conhece o aluno e a realidade da escola. Sem isso, o ensino fica totalmente prejudicado”, afirma.

Em relação aos profissionais, a diretora diz que os contratos temporários favorecem a precarização dos trabalhadores da educação. “A natureza desse contrato gera relações mais frágeis, com profissionais desprotegidos e com menos direitos”, comenta. “A qualidade da educação passa por ter profissionais valorizados. Hoje, há uma categoria adoecida por causa das relações trabalhistas precarizadas”, conclui a diretora.

Para o sindicato, a solução para o problema passa pela realização de novos concursos públicos. Em nota, a SEDF afirmou que o resultado do último processo seletivo foi homologado nessa quarta-feira (27) e que a nomeação dos aprovados aumentará o número de efetivos. A secretaria disse ainda que a contratação de temporários é importante para que as aulas não sejam suspensas.

Confira a íntegra da nota enviada ao Correio pela SEDF:

“A Secretaria de Educação informa que a contratação temporária é importante para garantir a continuidade das aulas mesmo com afastamento legal de alguns professores efetivos. Atualmente, a rede pública de ensino do DF tem cerca de 14 mil professores temporários, profissionais comprometidos e qualificados, selecionados em processo seletivo. A quantidade de professores efetivos será acrescida com a nomeação dos aprovados no concurso cujo resultado foi homologado na última quinta-feira (27).”


Descubra mais sobre TV Criar Entretenimento

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Continue Lendo

Descubra mais sobre TV Criar Entretenimento

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Iniciar Conversa
Oi, Sejam bem vindo(a) a nossa TV!
Olááá! Obrigado por assistir a TV CRIAR !!!